A Odontopediatria é uma das especialidades da odontologia, por meio da qual, o profissional, pode já atuar desde o pré natal odontológico da futura mamãe, durante toda as fases da infância e início da adolescência. Muitas vezes , o especialista em odontopediatria permanece com seus pacientes , também na vida adulta deles. É uma área que muitas vezes atua juntamente com outras especialidades da odontologia, como a Ortodontia. Bem como, é por meio do odontopediatra que a ortopedia facial dos maxilares, também descrita como a ortodontia preventiva interceptiva, é diagnosticada e, alguma vezes é o próprio profissional que conduz o caso ortopédico.
A introdução do dentista desde o início da infância , é proposto como algo fundamental, principalmente após a erupção dentária do primeiro dentinho de leite . Esse acesso ao dentista desde cedo, faz com que o odontopediatra, condicione essa criança ao ambiente odontológico, de forma individualizada, ilustrativa, dinâmica e agradável aos olhos delas e também da família.
A odontopediatria realiza muitos procedimentos clínicos, sejam eles preventivos, promovendo a essa família, instruções, orientações tanto de higiene, quanto alimentar e de hábitos saudáveis, aos quais estão inteiramente ligados à saúde bucal desta criança em desenvolvimento.
Hábitos os quais influenciam até na qualidade de vida da criança e do futuro adulto que se tornará.
Assim, além dos tratamentos preventivos, a especialidade abrange tratamentos mais complexos, curativos, como por exemplo, tratamento de canal e cirurgias orais menores.
É muito importante como requisito da Sociedade Brasileira de Pediatria, a ida ao cirurgião dentista, preferencialmente, ao odontopediatra, para desde a tenra idade, assistir essa criança e analisar, além das estruturas dentais, a odontopediatria está totalmente vinculada e interligada as demais áreas, as quais os responsáveis, também devem buscar, como a fonoaudiologia, psicologia, otorrinolaringologia, pediatria, entre outras.
Temos um lema: se seu filho(a) recém nascido não visitou ainda o odontopediatra recomendamos:
“Primeiro dente em boca, primeiro ano de vida, primeira consulta com odontopediatra”.